PROJETO PEDAGÓGICO:
MÍDIAS NA ESCOLA
CRIANDO BLOG ESCOLAR
Justificativa
Sentindo a necessidade de repassar as aprendizagens adquiridas no curso Proinfo, achei interessante a elaboração de um projeto que estimulasse o interesse dos alunos e criasse um ambiente estimulante e prazeroso para troca de novos conhecimentos, sendo assim, montei o projeto mídias na escola – criando blog educativo.
O mesmo visa a criação do blog da turma do 8º ano com as quais eu desenvolvo minhas atividades docentes, como recurso de aprendizagem, apesar de ser uma novidade, a maioria dos alunos já tem acesso a essa ferramenta e sente a necessidade de divulgar as atividades que acham interessantes e eventos escolares dos quais participam.
Com essa criação do BLOG os alunos sentem que os seus trabalhos serão reconhecidos por outras pessoas, além do professor, isso faz, com que procurem melhorar cada vez mais para deixarem seu blog cada vez mais atrativos, levando em conta o tema e a linguagem adequada para utilizar.
Objetivos
Ø Proporcionar ao aluno a possibilidade de contato com as novas tecnologias, uma novidade educativa, tanto para seu prazer como para sua aprendizagem.
Ø Utilizar as mídias que existem na escola, tirando proveito das mesmas em busca da aquisição de novos conhecimentos.
Ø Descobrir a importância da tecnologia e aprender aproveitar as mídias disponíveis na escola.
Competências e Habilidades
Ø Interesse, criatividade e disposição na realização das atividades desenvolvidas no laboratório de informática como em outros ambientes escolares.
Ø Capacidade de ver o mundo com maior autonomia e criatividade.
Ø Organização e cumprimento de todas as atividades e as aprendizagens adquiridas.
Mídias a serem usadas
Ø Computadores;
Ø Câmeras fotográficas.
Estratégias
Ø Realização de atividades de pesquisa sobre o tema;
Ø Escolha do nome para o BLOG;
Ø Escrita de texto de abertura para o BLOG;
Ø Escolha de imagem para o BLOG;
Ø Visita ao laboratório de informática da escola.
Avaliação
A avaliação será de forma contínua, através da observação do desempenho e participação dos alunos nas atividades propostas durante a execução até a cuminância do projeto.